terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Nação é Nação!



Ouvi Nação Zumbi pela primeira vez no início do ano de 2005. A batida de "Blunth of Judah" desde então não foi mais por mim esquecida. Comprei todos os Cd's e baixei alguns vídeos da internet. Nação é uma banda fora de mídia, uma música que para muitos soa estranha, uma mistura de guitarra com maracatu. Fruto do movimento Manguebeat em Recife, após a morte de Chico Science a música da banda ficou mais introspecta mas não menos combativa. A repúdia pela mídia tem um motivo simples: a associação entre a alienação que ela proporciona e as mazelas sociais. Por tal razão é que não vemos entrevistas da banda no covil de direitistas do Jô Soares ou no circo dominical de Fausto Silva.
Em 2007 a banda lançou o CD "Fome de Tudo" e outra vez se superou, o disco traz como carro-chefe a música "Bossa Nostra" e outras ótimas. Não se impressione se ouvir e não entender nada, muita informação precisa de tempo para ser processada por isso a diferença de popularidade entre uma canção da Banda Calypso - onde só se ouvem onomatopéias e outras coisas de nível sub-humano - e uma sonata de Bach.
Portanto ouça, reflita e emita uma opinião consistente. A arma do ignorante é taxar de ruim o que ele desconhece ou não tem condições de compreender.


0 comentários: