terça-feira, 28 de abril de 2009

Pior Escola, Brasil.


O MEC divulgou recentemente o ranking das escolas brasileiras baseado na última prova do ENEM. Tocantinópolis segura a lanterna. A "pior"escola do Brasil é da nossa vizinha tocantinense, trata-se da Escola Indígena TEKATOR - é, uma escola indígena.
O resultado da prova já em uma presunção de erro enorme. Como colocar no mesmo ranking uma escola indígena e uma escola de "brancos"? Como fazer uma só prova para realidades sociais tão diversas?
O ensino no Brasil é atrasado, os professores ganham mal, os alunos são evasivos. Isso é sabido, batido e rebatido pela mídia. O que ainda assombra são esses números para uma avaliação que de tão humana não deveria agir como que para autômatos.
Parabéns ao Colégio São Bento do Rio de Janeiro? Parabéns, nada! É uma escola particular que se baseia em números para funcionar; com o resultado do ENEM seus gestores podem majorar a mensalidade sem que os pais ricos, do país pobre, reclamem.
Um país não se faz de número e estatísticas. Um curumim da TEKATOR pode não saber de matemática mas, até que ponto a matemática é, a ele, necessária? Um menino fluminense pode não saber tecer um balaio mas ninguém, por isso, o põe em um ranking em último lugar dos feitores de balaio do Brasil.
Brasil, o país balaio, de uma realidade bem diferente da estatística.


0 comentários: