segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Meu coração é tricolor!

Time campeão brasileiro em 1984. Em pé: Paulo Victor, Aldo, Jandir, Duílio, Ricardo Gomes e Branco; Agachados: Romerito, Delei, Washington, Assis e Tato.



Nasci em 1984. Meu pai, naquele ano, passava duas grandes alegrias, uma, claro, minha chegada, a outra o primeiro e único título brasileiro do seu clube de coração: Fluminense. Na data, o Tricolor carioca despachava o Vasco da gama sagrando-se campeão nacional sob o comando do técnico que levaria o Brasil ao tetracampenato mundial dez anos depois nos Estados Unidos; Carlos Alberto Parreira.
Quase 25 anos depois o Fluminense parece seguir de vez rumo a uma nova crise, sendo a primeira delas no final dos anos noventa quando o clube chegou ao quase campeonato de várzea da terceira divisão do nacional. Sagrou-se campeão da "terceirona" e em uma manobra de Eurico Miranda e o clube dos treze, pulou da segunda para a primeira sem jogar um jogo.
O futebol é brasileiro, o brasileiro é para o futebol. Até quem nunca tocou em uma bola, se arrisca a dar uma escalação, a criticar um suposto perna de pau ou até mesmo a tirar sarro de um colega por conta de uma derrota. Tão pouco é necessário saber das regras, basta vestir a camisa e ir por jogo, assitir ou jogar.
Imperatriz está prestes a ganhar um novíssimo estádio, uma arena onde todos esperamos ver grandes espetáculos. Todos somos meio que bi-torcedores: "Torce pra quem? - Ah, pro Flamengo, mas aqui em Imperatriz sou cavalino". É dessa forma. O brasileiro se sente a vontade para torcer por um time de uma cidade que ele não conheceu e talvez nunca conheça.
O Carlos Hermes, vai ganhar a cerveja que apostou e vai torcer para Vascão aos domingos e quartas no ano que vem. E o clássico carioca que viveu a final de 1984 tem tudo para não acontecer no campeonato brasileiro do próximo ano; talvez no carioca. Flu, esse ano desce. Não é entregar os pontos, é que sou torcedor, sendo torcedor sou treinador, comentarista e talvez até narrador; tenho uma, digamos, licença poética futebolística, para concluir que o campeão brasileiro de 1984, o vice campeão da libertadores de 2008, vai para a segunda divisão em 2010. Futebol é isso. A caixinha de surpresas raramente funciona.

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande Natal, fiquei feliz com seu blog... pena que não encontrei um link pra poder seguir suas notícias.

um forte abraço!

Moab

Natal Marques disse...

Muito obrigado professor Moab!

Felicidades pra você e família!