quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O Pará Western

Charles nunca será visto em Ananindeua
John Danilovich, esse senhor de nome norte europeu é ex-embaixador dos Estados Unidos no Brasil e a mais nova vítima do Wikileaks. Johnny boy citou em relatórios feitos entre 2004 e 2006, quando do assassinato da missionária Dorothy Stang, que o Estado do Pará no norte do varonil se parece com o velho oeste americano; uma terra sem leis, isolado e pouco povoado. Foi lá, no Pará, que a simpática velhinha levou seis tiros apenas por aparecer em meio a casos de grilagem de terras como denunciante.
Claudia nunca ouviu falar em Calypso
Ora, todos sabemos que o que o embaixador fala tem muito de verdade e verdade maior ainda é que não acontece somente no Pará; aqui no Maranhão é comum o quadro pintado pelo diplomata; morrem padres, índios, policiais e até criancinhas de colo. O agravante do Pará é que ele avança na selva, as estradas são uma lástima e a madeira ainda é a principal riqueza dos pobres, pois a riqueza de verdade vem da mineração, entretanto, a corrida do ouro foi contida e todos os corredores foram superados pelo trem da Vale.
No Parázão de açúcar não tem Charles Broson tocando gaita, nem bonitão matador sem causa como Henry Fonda, no máximo teremos uma ou duas Claudias Cardinale com seios belos e fartos a saltar para fora da blusa enquanto quebra um tecnobrega - o que não suprirá a ausência de um bandido romântico e bruto ao mesmo tempo interpretado pelo saudoso Jason Robards. Ou seja, no Pará de meu deus não existem americanos, não se importam bandidos, apenas corifeus da igreja para morrer pelas mãos dos nossos "Manéus" e "Jãos". Não deu para entender que o Pará não é lugar para vocês? Para morrer no Pará é necessário - conditio sine qua non - que se esteja lá.
Obrigado, mas em questões de vida ou morte é melhor que se mate e se morra brasileiros no Brasil. Dorothy virará santa e será mais lembrada que os mortos pela polícia em Carajás. Dorothy morreu por esporte - e me crucifiquem por isso - no Pará do velho oeste o esporte mais praticado é o tiro.


1 comentários:

Anônimo disse...

Hey, I am checking this blog using the phone and this appears to be kind of odd. Thought you'd wish to know. This is a great write-up nevertheless, did not mess that up.

- David