sábado, 30 de outubro de 2010

A chuva

Alguns podem chamar de música. Eu prefiro chamar de privilégio...

A chuva, na voz da fadista Mariza...

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Em tempo...

Malu, pequena um girino praticamente...

Já é final de outubro e começamos a pensar que o ano já está no fim, mais um aniversário se passou ou vai passar, não emagreci, não malhei, não pintei aquela parede, nem tentei melhorar alguma coisa.
O ano de 2010 começou, para mim, assim como terminou o de 2009: carro batido, casa por fazer, contas a pagar e uma primeira semana de catapora que eu queria até esquecer se não fosse as cicatrizes que ficaram no meu rosto. Entrei o ano com ulcerações desde a sola do pé até o couro cabeludo.
Sempre queremos um pouco mais de tempo
Mas, é como dizia o poeta: "descobrir o verdadeiro sentido das coisas é querer saber demais". E o que parecia ser o prenúncio do fim se tornou aquele céu aberto após a tempestade. Aquele fim de tarde de sol baixo e morno com um copo de cerveja bem gelada. Uma mordida em uma siriguela suculenta, mel escorrendo no canto da boca. Um sorriso de criança!
Já sinto saudade de 2010.
Fui a outro país, conheci pessoas de outros mundos, caminhei, corri, voei, e chorei de saudade de casa.
Tanta coisa boa não cabe em um ano só. 2010 tambem resolveu minha vida de uma vez por todas. A vida de solteiro desrregrada se transformou na vida do homem do lar. Até então não sabia como ser assim.
Uma das poucas pessoas que me disseram: "eu odeio você!"; Me disse outra coisa igualmente sapiente até: "Amar é uma escolha.". Escolhi amar em 2010. Demorei, quase perdi, magoei, mas estou aqui, caminhando, agora um passo de cada vez somado a outro e mais outro.
Malu e açaí, amor que devora!
O homem inventou de dividir o tempo, criou o nome dia para o período de sol, lhe atribuiu uma escala de horas, somou todos eles e depois de um evento de ciclo, um giro em torno de si, começa tudo de novo, com novas chances, novas metas... Até agora não sei quem brinca com quem; se o homem brinca com o tempo ou o tempo brinca com o homem.
Malu, hoje.Todas as fotos são de 2010.
Já é quase novembro. Amigos casarão, outros amigos darão vida a novos amigos tudo ainda esse mês. Eventos inesperados, outros planejados.
Agora descobri, porque gosto tanto de relógios: mostram o quanto é séria nossa relação com o tempo. Com os anos que passam, com a vida que é pouca.
A minha vida agora é na medida.


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A sobrinha mais linda do mundo...


Eram os Deuses Astronautas?




Machu Picchu é um lugar sensacional. Nas fotos você não tem dimensão do que se trata, só estando lá para compreender, ou melhor, tentar compreender como aquilo tudo foi feito por volta de 500 anos atrás.
As construções são coisas magnifícas e insólitas quanto ao risco que é trabalhar à beira de um penhasco com pedras pesadas; e o que é mais intrigante: tudo planejado.
Machu Picchu é um grande conjunto habitacional tal como os que temos hoje. Foi modelada para abrigar um número "X" de pessoas. A cidade é dividida em áreas urbana, de cultivo, administrativa e religiosa. As casas tem cozinhas separadas do resto dos cômodos e pedras que já estavam no local foram modeladas de acordo com a necessidade. Tudo muito bem pensado.
A trilha que fizemos (Trilha Salkantay, cinco dias e quatro noites) garantiu que, hoje, com caminhos e estradas cortando florestas e campos, o acesso não é fácil, imagino há 500 anos. Fica claro que uma das intenções do povo Inca era o isolamento.
Li, já faz um tempo, Erich Von Däniken e descansando um pouco lá na montanha olhando para a uma construção soberba, você chega a pensar que o suíço tem razão. Eram mesmo os deuses astronautas.








terça-feira, 26 de outubro de 2010

Trilha no Peru - Cusco a Machu Picchu

Essas são algumas fotos, depois relato um pouco da viagem...








 

domingo, 10 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2

O primeiro filme foi um soco no estômago! O segundo é um tapa na cara da sociedade politizada.

Tropa de Elite amadureceu, o primeiro já foi ótimo, o segundo é completo. A trama é bem feita, envolvente ,e a ação, como sempre, prende você na tela.
Capitão Nascimento não é mais capitão, trabalhando agora na secretaria de segurança do Estado do Rio de Janeiro descobre que seu inimigo é outro, e é invencível. 
Um abraço para a crítica, quem não gostar de Tropa de Elite 2 tem o que falar também mas, muito provavelmente, é a mesma laia que vibra com Jason Bourne e suas armações. Tropa de Elite é nosso vá! É realidade pura e desnudada.
O filme é sucesso e não foi pirateado antes de sair na telona. 
Aproveite, e veja o Cel. Nascimento tentando quebrar o sistema!

sábado, 9 de outubro de 2010

Machu Picchu é logo ali

A hora está chegando e como eu prometi vou contar um pouco de como é organizar uma viagem para fora do país, mesmo que seja um país vizinho como o Peru.

Passaporte

Nas minhas pesquisas encontrei algumas versões sobre a necessidade do passaporte ou não. Na verdade acho que não precisa. O problema é que sua identidade tem que ter uma foto recente, caso não seja assim é melhor tirar o passaporte. Para isso entre no site da Polícia Federal e vá clicando, preenchendo formulários, pague a taxa de R$ 156,00 - uma facada - e marque o atendimento. Vá até lá com todos os documentos que eles exigem e espere de oito a dez dias para que o seu fique pronto. Se você não votou nem justificou o voto, tenha certeza, não vai conseguir a expedição do passaporte. De passaporte em mãos parta para outro documento importante, a carteira de vacinação.

Carteira de vacinação
No Peru, e em outros países da América Latina há a exigência de imunização contra a Febre Amarela. Vacine-se, guarde a carteira que você vai receber no posto de saúde ou em qualquer outro lugar, nela deve conter a data - no mínimo dez dias antes da viagem, isso é importante - e o lote da vacina. 
Nosso voo passa por São Paulo e é lá que vamos, com a carteira de vacinação, no local de antendimento da ANVISA, transformar a carteira nacional em internacional, e é com essa que vamos chegar a Lima.

Planejamento

Para quem vai de mochila um planejamento minucioso é importante ou não. No nosso caso, planejamos a primeira semana, na qual vamos para Machu Picchu pela Trilha Salkantay e na segunda deixamos em aberto para conhecer a região sem nenhuma amarra a horários ou programações. Quando se está em viagens desse tipo conhece-se muitas pessoas e pode-se embarcar em um grupo e seguir a programação deles, isso vai depender da sua grana e disposição. Se prefere coisa mais certinha é melhor contratar uma agência de viagens, vai pagar bem mais caro por isso, mas corre menos riscos de ter problemas. 
Para a trilha que vamos fazer fiz uma pesquisa no site Mochileiros.com e concluí - mesmo sem muita ajuda dos editores do site - que era melhor comprar na hora pois, sempre sai mais barato fechar com a agência quando já se está lá em Cuzco.
Remédios
Serão cinco dias na trilha e para isso é bom se preparar fisicamente. Para quem não tem tempo, faça alguns exames antes e veja se está tudo bem. Leve consigo remédios necessários para dor, cólicas, ou outro qualquer que precisar. 

Agasalhos

Lá em Cuzco temos a previsão de 0º durante a noite nessa época do ano. Então meu caro, só o Brandy não vai dar para aquecer, muito menos uma cuzquenha ou cuzquenho - não conte com isso. Compre ou pegue emprestado agasalhos. Custam caro aqui no Brasil, ainda mais aqui no Maranhão. Comprei alguns em São Luís e outros tomei emprestado. No mais, calça legging da minha esposa para usar por baixo do jeans e meião do futebol também vai ser útil.

Mochila

Mochila cargueira era minha preocupação nessa viagem. Tinha medo de não encontrar para comprar em São Luís assim como não encontrei e Imperatriz mas, consegui. 
Para quem pretende comprar, a Curtlo Adventure 75l é ideal para mim, tem uma mochila de ataque que  se destaca da maior além de uma série de acessórios super úteis. Mas mochila é questão de utilidade, em uma viagem de longa duração como vai ser a nossa é sempre bom uma mochila grande e de qualidade, para outras viagens mais curtas é bom pensar no custo benefício pois uma Curtlo não sai por menos de R$ 475,00.

Hospedagem

Hostel, não pense em hotéis a não ser que sua viagem seja em lua de mel ou tenha grana para torrar. Em Cuzco, como vamos chegar as três da tarde, teremos tempo para pechinchar na lista dos hostels da cidade que conseguimos na pesquisa mas, o Pirwa é uma quase certeza. 

Língua

É importante que você saiba se comunicar. Não é necessário ser fluente mas, pelo menos arranhe um espanhol ou um inglês, vai facilitar bastante quando sair do país. No nosso caso, estamos prontos para a salada que vai ser entre inglês, espanhol e português. 

Fotos

Prepare uma boa câmera, nada de compactas, se você gosta mesmo de fotografia, e eu gosto, arrume uma semiprofissional e meta o pau a bater fotos da trilha e da cidade. Não se sabe quando vai voltar lá.

Bem, acho que é isso. 

Vou tentar postar de lá, postar as fotos das etapas da viagem e relatar as experiências. 

Hasta!


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A vitória de Roseana

Não foi fácil para Roseana ganhar a eleição, assim como não foi fácil para Jackson vencer no pleito passado, fácil mesmo só no tapetão como ela levou da penúltima vez.
A idéia que fica é de um revolta sem sentido. Comentava eu no blog do Carlos Hermes que não seria simples compor uma manobra de iguala aquela que levou Jackson ao poder. Ainda mais quando, no cair do véu, se percebe que eleição no Maranhão se resume a dinheiro.
Jackson não apareceu na campanha, para ser bem sincero acho que o terceiro lugar a ele foi uma vitória se contarmos que estava sem pernas desde muito. Seria primordial sim, em um segundo turno entre Dino e Sarney, assim como hoje temos o resultado das eleições presidenciais nas mãos frágeis da debilitada Marina.
"O Maranhão decepciona", dizem muitos, elegeram Roseana, Lobão, João Alberto e Murad como os mais votados. Não há lugar para mais nada depois disso. Ou há? O rateio de votos não foi suficiente, entre queda de helicópteros, falta de dinheiro e boatos de desistência Jackson Lago encerra sua carreira política. Flávio Dino já era a luz no fim do túnel; agora passa a ser uma tábua de salvação a qual não sabemos como irá se comportar com o poder na mão. No mínimo seis anos. É o que se espera para enxergar uma mudança no Estado.
Enquanto isso, esmola para servidores, descaso, estradas fantasmas, construtoras, corrupção da boa.
É, o Maranhão decepciona. E tirem a responsabilidade da baixada o Estado da arte da ignorância é aqui.