sexta-feira, 9 de julho de 2010

O livro de Eli

Denzel Washington é um ator das massas, pelo menos aqui no Brasil. Sempre rouba a cena, por isso, talvez, seu melhor filme não seja o Livro de Eli (The Book of Eli - EUA; 2010) contudo, o potencial de discussão sobre o livro é enorme e Denzel nunca passou nem perto disso em seus filmes anteriores. Apocalíptica, surreal e surpreendente, todos esses adjetivos cabem para a película.

Mundo de pós guerra, atmosfera já vista antes em Mad Max, comida água e paz são racionadas; líderes violentos, cães de guarda... tudo isso garante a ação do filme. Um homem aparentemente comum, um andarilho com uma missão que ocupa sua vida há trinta anos. Eli. Em meio ao colapso a humanidade culpa a informação pela guerra. Livros são queimados e crer-se que a religiosidade foi a causa de tudo.

Eli anda rumo ao Oeste e encontra com Solara, pessoa necessária para concluir sua missão. Escrava, seu senhor tem a visão do domínio sobre as pessoas, o domínio que a religião - aqui a religião cristã - tem sobre o ser humano; busca sem cessar por uma bíblia;  a qual, o último exemplar está com Eli. 

O líder violento, senhor de Solara, consegue seu intento. Mas não consegue ler o Livro Santo. Apenas quem não consegue ler tem o dom da leitura da Bíblia. Eli cumpre sua missão, devolve o livro para a humanidade. Eli era o livro. 

Falar abertamente sobre religião não é para qualquer pessoa. Pouquíssimos conseguem se desligar da religião para ouvir uma opinião contrária, creio que uma guerra de proporções catastróficas como a do filme tenha sido causada por esse tipo de conduta. O filme vale muito a pena mas, para a reflexão, se é para ver Denzel em ação faça a locação de Nova Iorque Cidade Sitiada.

No fim, o bem vence, o que é normal. Mas, vivendo o filme, acredita-se que religião tenha que ser tratada de uma forma diferente, com mais valores e menos violência envolvida.

2 comentários:

Cinema no teatro disse...

falando em cinema, o Luis Diniz passou sua indicação para o cinema no teatro. O filme será exibido nesta segunda (12), as 19h no cinema no teatro. quem indica o filme deve encaminha-lo para o teatro até as 5 horas da tarde para ser testado. qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail antoniofabricioeb@gmail.com ou pelo número 8807-5848.

Anônimo disse...

Como tas?!Eu andava cansado de pesquisar formas de ganhar algum online ate que descobri um website para ganhar cash sem por dinheiro,adoreimuito!
Deixo aqui a url para a comunidade http://www.estrategiablackjack.pokersemdeposito.com/ !
PS:gostei mesmo muito o teu blogue bom trabalho!
Bye Bye